- Este tópico contém 2 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 5 anos atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-49 / Bloco M1-49 / Questão 24
Olá mestre! Nessa questão eu já detectei o problema, mas não consigo defini-lo, pois minha resposta seria R48 aberto. Porém eu também percebo que ao eliminar esse resistor o R47 fica com um valor alterado. Isso me confundiu bastante. Preciso de esclarecimentos sobre a questão. Obrigado!
Veja que você fez a análise certa e chegou a conclusão também que R47 está alterado e realmente é isso. Quando você diz que R48 está aberto, sendo ele o defeito, esqueceu de verificar que ele é 100.000 vezes maior que R47 de 1,2k, ou seja, ele já seria considerado, se comparado os dois resistores (R47 e R48), como um resistor aberto.
Sendo assim, ficamos com R46, R47 e R58 em série e vemos que houve uma queda de 1V sobre R46 e 5V sobre R58, uma diferença de queda de tensão de 5 vezes, e por incrível que pareça, R58 é 5 vezes maior que R46, o que está correto. Mas temos uma queda de tensão de 6V sobre R47, indicando que possui um valor maior que R58, com cerca de 2,4k. Assim, afirmamos que R47 alterou para 2,4k.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br