Ir para a página inicial


São Paulo - Brasil










 



Por que da necessidade de estudar diariamente?

A CTA Eletrônica tem feito todos os esforços para dar ao aluno as melhores condições de preparação profissional adequada para o mercado.

Desde o início da aplicação da metodologia (anos 80), havia um grande resultado não só de notas na escola, mas também de resultados práticos dos alunos em seu trabalho diário, pois a maioria destes profissionais, cumpriam rigorosamente os pedidos de estudo feitos pelos professores desta instituição.

Com o passar dos anos, houve uma sensível mudança nesses procedimentos e apesar dos alunos MANIFESTAREM VONTADE VERDADEIRA de estudar em casa (5 a 6 horas semanais), isto acaba não acontecendo devido a uma série de fatores, onde o principal seria a falta de conceitos de HIERARQUIA E DISCIPLINA, apesar dos alunos declararem continuamente que o problema é falta de tempo para os estudos. Sem DISCIPLINA, nossa vontade fica a mercê de uma série de situações e ano após ano, nossos projetos vão sendo podados ou adiados.

O aluno deve conscientizar-se de que os fatores externos que prejudicariam seus estudos vão sempre ocorrer; Logo a disciplina definirá que o tempo diário separado para estudo deverá ser utilizado com ou sem estes contratempos.

Através de estudos mundiais em que participaram pessoas em fase escolar ou profissionais o ramos, verificou-se que a fixação da matéria ministrada em treinamentos (fixação de 75 a 100%) dependerá de 3 fatores:

1 - Ouvir atentamente (presença em sala de aula, desligando-se de problemas gerais e concentrando-se na captação das informações.)

2 - Capacidade de retornar
(fazer primeiramente os exercícios propostos (blocos), depois ler apostila e fazer resumos ou trabalhos requisitados)

3 - Prática do que foi estudado
(em sala de aula primeiramente, mas principalmente em casa, utilizando-se dos exercícios práticos requeridos pelos blocos de exercícios).

Além disto a disciplina do estudo diário se faz necessária pois a RETENÇÃO DAS INFORMAÇÕES dependerá disto. Veja os gráficos publicados na Revista Super Interessante de maio 99.

Quando participamos de algum treinamento e o instrutor é claro e preciso em tudo o que fala, nos dá a impressão que tudo foi assimilado e arquivado, o que para o momento não deixa de ser verdade. Se você for sabatinado naquele instante (logo após o término da aula) responderá a 70% das questões. O problema começa após o primeiro dia, pois a retenção das informações em nosso cérebro vai caindo, até que ao sexto dia, temos retido somente 12% de todas as informações ministradas na semana anterior.


GRÁFICOS DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO

Matéria ministrada pelo professor (100%) e total retido (12%) após alguns dias sem que o aluno estude diariamente.

Esta é a diferença na quantidade de conhecimentos retidos pelo aluno, desde que estude regularmente todos os dias. 12% sem rever a matéria a 80% revendo diariamente.

Logo, não basta participar de aulas... é importantíssimo que o aluno estude diariamente.
A CTA Eletrônica sugere por ordem de importância que seja feito o seguinte:


1) O aluno deverá estudar em torno de 90 minutos por dia de preferência antes de sair para o trabalho. Caso acorde as 6h30 deverá agora acordar as 5h. Apesar de parecer estranho, este é o melhor horário (apesar da sonolência) de compreensão das informações pelo cérebro. Outro motivo ainda mais importante, é evitar estudar no período da noite, quando chegamos em casa, pois toda a família está acordada e a ela deverá ser dada a atenção adequada, seja você somente um filho ou um chefe de família. LEMBRE-SE QUE SUA SAÚDE EMOCIONAL DEPENDERÁ DO TEMPO DE RELACIONAMENTO QUE VOCÊ TEM COM SEUS FAMILIARES.

2) Poderá colocar 45 minutos (4 páginas dos exercícios para serem feitas logo pela manhã, ao acordar) e deixar mais 45 minutos para estudar na hora do almoço (caso tenha tempo de almoço de 90 minutos no mínimo).

3) Poderá também dividir os exercícios em 3 partes, fazendo as primeira parte pela manhã (30 minutos), a segunda parte após o almoço (30 minutos) e caso ainda não tenha terminado todo o bloco, ao chegar em casa (30 minutos).
Atenção: não aconselhamos fazer os estudo a noite, pois em geral é um momento em que a atenção deve ser dada a família e ao descanso.

FAÇA SOMENTE UM BLOCO DE 8 PÁGINAS POR DIA. Caso deixe de fazer um dos blocos por dia, lembre-se que para o dia seguinte deverão ser separadas três horas para a feitura de dois blocos.

Contratar Técnicos | NotíciasCadastre-se | Bom Dia | Mural | Contato